CURSOS EAD
1. O que é Educação a Distância?
Educação a distância, também conhecida como EAD, é uma modalidade de educação que se utiliza de tecnologia como aliada e intermediária para existir de forma eficaz e impactar de maneira positiva os alunos envolvidos.
2. Qual a diferença entre ensino a distância e educação a distância?
A educação é concebida como um conjunto de experiências pessoais ativas, dinâmicas, mutáveis por meio das quais o indivíduo seleciona, absorve e incorpora informações, relacionando-as com as que já dispõe em seu repertório e as reorganiza expressa ou utiliza para criar novas informações, orientar suas ações, Agir junto a outras pessoas ou modificar o ambiente.
Ensino é essencialmente uma relação de ajuda ou de auxílio interpessoal, na qual alguém que dispõe de mais experiência e mais conhecimentos influencia outras pessoas de várias maneiras: leciona, orienta, mostra, explica, demonstra, exemplifica, pergunta, responde, estimula, corrige, dirige debates, supervisiona, esclarece, prepara, propõe e acompanha atividades, incentiva e guia quem aprende quanto ao uso adequado de materiais e recursos, facilita a compreensão e o desempenho adequados, fornece os preceitos ou fundamentos de uma ciência, técnica arte ou habilidade.
3. Existe alguma lei que regulamenta a Educação a Distância?
Sim. Além da Constituição, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, bem como portarias, resoluções e normas do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais de Educação, compõem a legislação brasileira sobre EaD. Consulte o site da Secretaria de Educação a Distância (MEC) (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12928&Itemid=866) ou da Secretaria de Educação de seu estado para mais informações.
Veja algumas Leis sobre o assunto:
– Constituição Federal (artigos 205 a 214);
– Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (DOU 23/12/1996);
– Decreto nº 2.306, de 19 de agosto de 1997 (DOU 20/08/1997);
– Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997 (DOU 18/04/1997).
Veja abaixo as modalidades escolares e as competências legais:
– Educação Infantil: supervisão do Município (ou Estado, caso haja Ensino Fundamental conjuntamente);
– Ensino Fundamental (incluindo EJA e Educação Especial): supervisão do estado;
– Ensino Médio (incluindo EJA e Educação Especial): supervisão do estado;
– Ensino Profissional (Técnico): supervisão do estado;
– Escolas Livres (Línguas e Cursos Técnicos): sem supervisão;
– Educação de Jovens e Adultos – EJA (Suplência): supervisão do estado, por outorga do Governo Federal;
– EaD – Educação a Distância: supervisão federal.
4. Quais são os pontos positivos da Educação a distância?
Possibilidade de incluir em todas as formas de educação formal e informal as pessoas (normalmente 10% da população em qualquer país) incapacitadas por deficiências físicas e mentais de frequentar instituições convencionais de aprendizagem. Também, pessoas que moram em lugares isolados, afastados dos locais onde é possível obter novos conhecimentos e habilidades, e pessoas que por força maior (por exemplo, estar essencialmente presos em casa precisando de cuidar de crianças, pessoas enfermes ou de idade avançada) não podem se deslocar. Assim, em vez dessas pessoas “irem” até a escola, a escola vai até elas. Outros beneficiados são pessoas que trabalham para sua sustentação e não podem frequentar aulas presenciais em horários tradicionais assim, fazendo um curso a distância via internet, eles podem participar, as sincronicamente, de todas as atividades com todos os outros inscritos no curso, nos dias e horários mais convenientes. Outrossim, EAD permite que pessoas participam em cursos de graduação e pós-graduação oferecidos por instituições de grande reputação acadêmica, sem sair das suas casas no Brasil. Esses são os principais pontos positivos da EaD.
5. Quais as desvantagens de fazer um curso livre à distância?
- Requer disciplina para determinar horários de estudar e cumprir os horários
- Se não houver algum problema com a tecnologia ou se o uso deste for inadequado, pode ocorrer falhas no processo de ensino aprendizagem
- Ainda é limitado em alguns cursos
Por ser recente ainda não há um modelo muito definido e com isto dificulta na hora da escolha do curso e faculdade.
6. Qual o momento do ensino a distância no Brasil?
A Educação a distância no Brasil vive um momento de crescimento e organização, nas várias metodologias existentes (síncronas ou assíncronas), acadêmicas e corporativas.
7. Quais as vantagens de fazer um curso livre à distância?
- Flexibilidade de horário e de local
· O aluno estabelece o seu ritmo de estudo
· Valor do curso muito menor que do ensino presencial
· Capilaridade ou possibilidade de acesso em locais onde o ensino não chegava
· Muitas opções de cursos – maior diversidade de oferta
· Democratização d e acesso à educação: atende a um público maior e mais variado que os cursos presenciais
· Permite a troca de experiência e conhecimento entre os participantes
· Na maioria dos casos, qualidade metodologia educacional utilizada e do material é de boa qualidade
· Incentiva a educação permanente
· Atende aos ritmos de estudo diferenciados
· Estimula familiarização com as mais diversas tecnologias
8. Com relação a legislação: qual a duração mínima e máxima de um curso de extensão a distância?
É considerado Extensão os cursos com até 180hs de duração, pois acima desta carga horária são chamados Aperfeiçoamento, e acima de 360h, encontram-se os de Especialização.
9. Qual a função da EaD no Processo de Ensino-aprendizagem?
EaD é uma modalidade que pode ser aproveitada por pessoas que não podem facilmente assistir aulas presenciais devido a necessidades especiais, distanciamento de instituições de ensino, empregos muito envolventes e responsabilidades familiares. EaD não é para todo mundo – quem depende de um professor ao seu lado, elogiando o seu trabalho ou cobrando tarefas devidas, não serve para estudar via EaD. Mas para quem tem alta motivação para os estudos, forte autodisciplina e muito proatividade, é perfeito para EaD, e com isso pode usufruir dos seus benefícios.
10. Qual a diferença entre Ensino Presencial e Educação a Distância?
O ensino presencial é uma atividade síncrona que exige a presença de professores e alunos em um mesmo ambiente em dia e horário pré-definido.
A Educação a distância é a modalidade de educação em que as atividades de ensino-aprendizagem são desenvolvidas majoritariamente (e em bom número de casos exclusivamente) sem que alunos e professores estejam presentes no mesmo lugar à mesma hora. Surgiu com o objetivo de oferecer educação e treinamento àqueles que não possuem acesso a escolas e universidades, baseado no desejo de estender a oportunidade de autoaperfeiçoamento a todos que quisessem aprender e satisfazer suas mais variadas ambições. No Brasil, o Ministério da Educação não faz distinção entre alunos formados a distância ou presencial, o mesmo acontece com as empresas na contratação de seus funcionários.
CURSO DE RADIOLOGIA INDUSTRIAL
11. O que é radiologia industrial?
Radiologia industrial é um conjunto de práticas que fazem uso das radiações ionizantes, proporcionando benefícios imensuráveis à população e ao meio ambiente.
12. Qual a sua finalidade?
Existem diversas finalidades, como controle de qualidade de produtos, controle de processos industriais, beneficiamento de materiais, esterilização de produtos médico-hospitalares, segurança pública, tratamento de esgoto, entre outras.
13. Como funciona e quais equipamentos são usados?
O funcionamento consiste na aplicação de equipamentos emissores de radiação (Equipamentos Geradores de Raios X ou Aceleradores de Partículas) e de fontes radioativas (Cobalto 60, Césio 137, Selênio 75, entre outras). As fontes de radiação são capazes de emitir radiações eletromagnéticas altamente penetrantes conhecidas como Raios X e Raios Gama.
14. É seguro?
As instalações e os próprios equipamentos emissores de radiação possuem uma segurança intrínseca através de dispositivos de segurança projetados para torná-los mais seguros. Entretanto, os profissionais que operam devem ser muito bem capacitados e preparados para evitar possíveis acidentes ou incidentes.
15. É muito utilizado no Brasil?
Sim. O Brasil possui instalações radiativas distribuídas em todas as regiões do país e este número cresce a cada ano. Atualmente, existem aproximadamente 4 mil instalações radiativas em operação por aqui.
16. O que é necessário para trabalhar com radiologia industrial?
Para atuar na operação é necessário ser um profissional técnico em radiologia, devidamente formado e ser capacitado conforme as resoluções da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), autarquia federal responsável pelo licenciamento e fiscalização de instalações radiativas no país. Para atuar na supervisão ou fiscalização, o profissional deve ter nível superior nas áreas de ciências exatas, biológicas ou tecnológicas e ser aprovado no processo de certificação de supervisores de proteção radiológica promovido pela CNEN, anualmente.
17. Quem pode trabalhar com isso?
Segundo a Lei 7.394/85, somente os técnicos e tecnólogos em radiologia podem atuar na operação destes equipamentos emissores de radiação ionizante. Outros profissionais, como físicos, engenheiros, químicos, médicos etc., podem atuar na área de radiologia industrial especificamente na supervisão, fiscalização e docência.
18. Existe mercado no Brasil? Em que cidades?
O mercado industrial é amplo, pois existem diversas áreas que fazem uso da Radiologia Industrial, como a indústria naval, nuclear, automobilística, mineração, petrolífera, química, farmacêutica etc.
19. Por que na área radiologia industrial não é permitindo estágio?
Diferente da área da Radiologia Médica, as práticas industriais oferecem maior risco radiológico, uma vez que as atividades fazem uso de equipamentos e fontes de radiação de média e alta energia, não sendo permitido estágio em empresas do ramo a candidatos que não atenderem a Norma CNEN NN 6.04 (2013), isto é, a interessados que não possuem treinamento em proteção radiológica em radiografia industrial, que não são devidamente monitorados e não cumprem as legislações trabalhistas (vínculo empregatício-CLT). Sem estas condições mínimas citadas acima, certamente teremos um aumento significativo do risco radiológico acarretando em sérios acidentes e inúmeras implicações à empresa, podendo a empresa, que não atender as Normas CNEN, perder a sua autorização para operação concedida por esta Autoridade Reguladora e o candidato que não foi devidamente treinado, sofrer danos irreversíveis e sem amparo trabalhista, como por exemplo, auxilio do INSS.
CURSO DE RADIOLOGIA INDUSTRIAL SEMIPRESENCIAL
20. Por que preciso ir ao Rio de Janeiro fazer aulas práticas supervisionadas do Curso de Radiologia Industrial EAD?
Considerando o risco radiológico da prática e que a MAXIM forma os melhores profissionais do mercado, faz-se necessário consolidar o conhecimento teórico obtido nas aulas EAD com as simulações práticas em nossa base operacional, juntamente com um Supervisor de Proteção Radiológica credenciado na CNEN. Dessa forma, o candidato estará mais seguro para exercer suas funções e preparado para qualquer desafio profissional.
21. Como funciona as aulas práticas supervisionadas do Curso de Radiologia Industrial EAD?
As atividades de práticas supervisionadas lembram as atividades realizadas no “estágio” da área de Radiologia médica. Contudo, são situações bem distintas. As atividades são simuladas sem a presença de radiação em uma instalação radiativa licenciada pela CNEN. Os alunos têm também oportunidade de acompanhar as rotinas de trabalho dos operadores, supervisores de Proteção Radiológica até o resultado de um serviço com o laudista da instalação.
Além disso, é uma grande oportunidade de os alunos interagirem com profissionais da área e do Supervisor credenciado na CNEN conhecer um pouco mais nossos alunos.
22. Quanto tempo eu precisarei ficar no Rio de Janeiro para realizar as aulas práticas supervisionadas do Curso de Radiologia Industrial EAD?
São 40h de prática supervisionada, em horário comercial de segunda à sexta. Essas aulas são pré-estabelecidas pela secretaria acadêmica do curso e só podem ser agendadas após a conclusão do módulo teórico – EAD.
PÓS-GRADUAÇÃO
23. O curso é reconhecido pelo MEC?
Sim, o curso é autorizado pelo MEC através da resolução 01 de 8 de junho de 2007 do CNE/MEC, sendo o certificado válido em todo o território nacional.
24. O corpo docente atende todas as exigências educacionais legais?
Sim. O corpo docente é de reconhecida experiência no mercado e possui a marca característica de superar as exigências do MEC, que estipula a presença de 50% de especialistas e 50% de mestres e doutores.
25. Estou vendo instituições sendo descredenciados pelo MEC e fico preocupado com as faculdades em geral. A FACAB é credenciada pelo órgão máximo nacional?
Sim. A FACAB é devidamente credenciada pela Portaria MEC nº 1.578 de 28/10/1999, publicada no D.O. de 03/11/1999, estando 100% em dia com suas obrigações legais e educacionais perante o MEC.
26. A carga horária do curso atende ao mínimo exigido pela legislação pedagógica nacional?
Sim. A carga horária mínima exigida pelo MEC para pós-graduações lato-sensu é de 360 horas, enquanto o curso não só atende, mas supera tal valor.
27. O certificado vale como título para concursos públicos?
Sim. O certificado conta na prova de títulos para todos os concursos que citarem pós-graduações lato-sensu no edital para pontuações.
28. O certificado pode ser apresentado para melhoria no plano de cargos e carreira em instituições públicas que possuam esse sistema?
Sim. O certificado do especialista é válido em todo o território nacional. Portanto, se a instituição (pública ou privada) onde trabalha prevê bônus salariais para especialistas em nível de pós-graduação e a área de interesse for correlatar à do curso, o certificado pode ser normalmente apresentado.
29. A especialização em nível de pós-graduação pode me ajudar em futuras seleções de mestrado e doutorado?
Sim. É comum as seleções de mestrado e doutorado levarem em conta a experiência e formação acadêmica do candidato, atribuindo pontos extras aos anos de experiência e cursos realizados, como os de pós-graduação, superando qualquer curso livre.
30. Qual é o aproveitamento necessário para aprovação nas disciplinas?
Média superior ou igual a 7,0.
31. Eu trabalho. É exigida carga horária mínima de frequência nas aulas?
Sim. Para se formar, além do aproveitamento geral superior a 7,0 é obrigatório a presença em pelo menos 75% das aulas. Contudo, o programa do curso é moldado em prol do aluno trabalhador, ocorrendo as aulas em sábados quinzenais, nos períodos da manhã e tarde.