Visita técnica dos alunos da MAXIM CURSOS às instalações da usina nuclear Angra II

Visita NuclearIncentivar atividades que façam com que os alunos possam agregar conhecimento a sua vida acadêmica e profissional é um dos pilares da Maxim Cursos. Coordenados pelo professor Samuel, aconteceu no dia 11 de março, visita técnica de 20 alunos da pós-graduação em Proteção Radiológica em aplicações médicas, industriais e nucleares a usina nuclear Angra II, no sul do estado do Rio de Janeiro. O interesse pela visita foi tão grande, que alguns alunos da Pós em Radioterapia também participaram da atividade.

Dentre os objetivos da visita buscou-se  aumentar as informações e somar aos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e conhecer fisicamente equipamentos e ferramentas. Além de permitir a integração do aluno com os profissionais de suas respectivas áreas estreitando os laços, mitigando as dúvidas, despertando curiosidades e expandindo conhecimentos e interesses pelo mercado de trabalho.

Para o professor Samuel, foi um dia proveitoso e de grande importância na vida acadêmica dos alunos. “Essa é uma visita ímpar. Central Nuclear no país só existem duas, e os alunos da Maxim podem se gabar de já conhecerem Angra II, e através disso desenvolveram um conhecimento enorme. Foi um aprendizado teórico e prático nunca visto. Só nos resta agradecer a hospitalidade da Eletronuclear”, disse.

Durante visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o depósito de rejeitos da unidade, área bastante restrita na usina, aonde tiveram uma aula prática de armazenamento e condicionamento de rejeitos. Alguns dos próprios funcionários da usina nunca tiveram acesso a essa parte da operação. Os alunos conheceram a prática de proteção radiológica, tudo em contato com monitores e detectores de radiação. Visitaram o posto de controle e a parte de operação do Reator, acompanhando todo o processo de operação do reator nuclear, junto de inspetores da Eletronuclear, empresa fornecedora de energia elétrica a partir da energia nuclear.

Ao fim das atividades, todos foram convidados para um almoço custeado pela Eletronuclear, em um restaurante da cidade litorânea. As atividades extra curriculares realizadas pela Maxim Cursos, tem como foco apresentar aos alunos o cotidiano de grandes empresas, além de aliar o conhecimento adquirido em sala de aula à prática do mercado.