Saiba como produzir um bom TCC

Professor da Maxim dá dicas para o sucesso no trabalho de conclusão de curso

Por mais que a graduação ou pós-graduação seja um tempo onde o aluno cresce intelectualmente, chega um momento em que o foco se volta para um único objetivo: pegar o diploma. Para conseguir ingressar no mercado de trabalho, todos aqueles que terminam um curso de nível superior devem passar pelo principal desafio acadêmico, o Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como TCC.

O TCC marca a “linha de chegada” dos estudantes. Uma das maiores conquistas do aluno é conseguir finalizá-lo a tempo e galgar uma boa nota. Porém, até alcançar esses objetivos, o estudante passa por um período de muito estresse e preocupação. Na maioria vezes há uma mudança brusca na rotina de vida dos alunos, que passam a se dedicar em tempo integral ao TCC.

Se você, aluno da Maxim Cursos, está prestes a começar a produção do seu TCC, já começou ou apenas quer ficar por dentro de dicas para trabalhar em um, nós temos algumas orientações.

O professor Francisco da Silva, da Maxim, aponta dicas para o sucesso do trabalho. “É indispensável demonstrar segurança no tema, relacionar bem o falar com o que está escrito, ter objetividade, poder de síntese e respeitar o tempo de 20 minutos”.

Durante os questionamentos da banca, o importante é não se desesperar. Segundo Francisco, é ideal mostrar domínio do conteúdo abordado, argumentar e defender suas ideias e esclarecer pontualmente as dúvidas dos avaliadores. “Adicionando uma dose de calma a tudo isso, o sucesso é certo”, garantiu o professor.

O passo a passo para o TCC perfeito é que ele seja objetivo, apresente resultados, siga uma metodologia e tenha conclusão e justificativa. Para evitar surpresas, Francisco orienta que os alunos levem uma cópia do trabalho para acompanhar a discussão com a banca, salvem o TCC em pelo menos dois pen drives e dividam a apresentação entre os participantes de modo que todos falem.

Para se sair bem e deixar de lado o nervosismo, ensaie bastante para chegar na hora e saber bem o que falar para os examinadores.