Saiba como elaborar o currículo ideal

office-work-1149087_1920

É preciso se destacar, por isso lembre-se: um bom currículo é o primeiro passo para conquistar a tão sonhada vaga

Já imaginou quantos currículos chegam todos os dias às empresas? Pois é, são muitos, e por isso você deve pensar em se destacar. As palavras-chave na elaboração de um currículo que se destaque são: clareza, objetividade e sinceridade.

É preciso certificar-se de que seu currículo passa uma mensagem clara ao selecionador. Tente separar tudo por tópicos, isso ajuda na hora da leitura e, claro, cuidado com os erros de português. Organize suas ideias, pois um bom currículo é aquele que não deixa dúvidas, que descreve suas habilidades, suas experiências e seus objetivos. Procure esclarecer todos esses pontos e faça uma apresentação do que você tem de melhor para oferecer à empresa no momento.

Não há um modelo padrão para utilizar em todos os casos, pois os currículos devem se adequar à vaga pretendida. Por que informar, por exemplo, que você sabe tocar um instrumento para uma vaga de recepcionista? Talvez isso até ajude na hora da entrevista, mas para a seleção dos currículos é preciso objetividade. Em duas páginas é possível se apresentar, não encha seu currículo de informações desnecessárias.

Mentir sobre experiências e aptidões para conseguir uma vaga, além de ser uma opção vergonhosa, pode causar a eliminação do processo seletivo. Lembre-se, os selecionadores não estão preocupados apenas com os cursos e habilidades. Se seu currículo retrata as experiências de um profissional dedicado, versátil e que esteja alinhado com o perfil da vaga, você continua sendo um forte candidato.  A sinceridade e a dedicação vão se sobrepor a qualquer possível desafio do cargo.

Ser eliminado antes mesmo da entrevista faz parte, é um processo longo em muitos casos. Por isso, é preciso dedicar-se e não esquecer que o currículo é o seu cartão de visitas, é o primeiro passo para conseguir um emprego. Elabore um currículo onde é possível obter todas as informações necessárias sobre você, que esteja de acordo com a vaga desejada e que seja honesto com a sua realidade profissional.