A relação da radiologia com a medicina

Em 1895, Wilhelm Conrad Roentgen descobriu uma energia eletromagnética capaz de atravessar o corpo humano e ser captada por um filme foto-sensível, que ficou conhecida como raios X. Desde então, os raios X têm sido um dos itens mais importantes no diagnóstico de patologias e a radiologia médica tornou-se uma especialidade. Passados 105 anos, ainda é um dos principais exames de triagem médica.

A radiologia tem sido usada para diagnosticar e tratar condições médicas, sendo o alicerce fundamental no ramo da saúde nos últimos tempos. A radiologia é dividida em dois distintos campos que são o diagnóstico e o terapêutico. A radiologia de Diagnóstico é usada pela medicina para diagnosticar condições que a pessoa se encontra utilizando vários tipos de diferentes imagens. Isso auxilia e permite que o médico olhe no interior do corpo humano.

Já a radiologia terapêutica auxilia no tratamento do câncer e de outras doenças, ou seja, ela trata e pode até mesmo curar várias formas de câncer. A radiologia terapêutica também é usada para tratar doenças em que o próprio sistema imune ataca o organismo.

Através da radiologia é possível analisar o corpo humano de várias formas e em diferentes situações. O estudo das radiografias auxilia no diagnóstico de várias patologias. Os exames simples como radiografias de tórax e seios da face na pneumologia, radiografias de todo o sistema esquelético para a ortopedia, entre outros, são exemplos.

Com o passar dos anos, foi possível acompanhar um importante aprimoramento da técnica radiológica e uma significativa e progressiva melhora na qualidade das imagens. Como as novas tecnologias, também foi possível reduzir o tempo na execução dos exames e a diminuição da necessidade do uso de meios de contraste em determinados procedimentos. A radiologia um importante instrumento de estudo, destacando-se a capacidade de reconstrução de imagens em terceira dimensão a qual permitem pormenores para procedimentos cirúrgicos, medição de tumores e uma infinidade de outras situações na medicina.