Maxim recebe Emico Okuno

No dia 13 de agosto, a Maxim recebeu uma ilustre convidada no seu curso em São Paulo, a doutora em Física pela USP, Emico Okuno. Com ampla experiência e bagagem em física médica e uma grande biografia sobre o tema, além de ser referência mundial em proteção radiológica, Emico conversou com cerca de 80 alunos e alunas da pós-graduação em Proteção Radiológica e do Curso de Formação em Radiologia Industrial

.Emico

A presença de Emico teve como objetivo contribuir com a formação dos novos profissionais da área. “A Dra. Emico contribui para uma formação sólida em proteção radiológica. A professora se dedicou à pesquisa e à melhoria na área e é um exemplo para nossos alunos”, comentou o coordenador de pós-graduação da Maxim, Samuel Queiroz.

Além da palestra, a Maxim passará a utilizar o livro “Física das Radiações”, de Emico, em sua bibliografia. “A doutora Emico é referência mundial em proteção radiológica. No Brasil, a já lançou inúmeros livros que envolvem física das radiações, biofísica, efeitos biológicos e outros. Ela apresentou de forma inédita o seu mais novo livro que será publicado em breve”, destacou Samuel.

Emico 3

Emico foi pesquisadora na área de Raios Cósmicos, em parceria com o Prof. Cesare Mansueto Giulio Lattes, na década de 60. Na mesma época, realizou um estágio de três meses no Ryerson Laboratory, da Universidade de Chicago onde trabalhou com o Prof. Masatoshi Koshiba, Prêmio Nobel de Física em 2002. Possui graduação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1960) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1971). Fez estágio de pós-doutorado no Istituto di Física della Universtà degli Studi di Parma, entre 1971 e 1973.