Como conciliar trabalho e pós-graduação

A pós-graduação é mais uma das exigências do mercado, mas será que dá para conciliar trabalho e estudo?

study-736248_1280

Há um tempo a graduação já não supre todas as necessidades do mercado de trabalho e sua acelerada modificação. Cursos complementares e de especialização já fazem parte das exigências das empresas que veem como prioridade ter um time brilhante no seu quadro de colaboradores. Acumular conhecimento e se especializar tornaram-se, portanto, essenciais para alcançar um novo patamar na carreira em tempos de acirrada competitividade. Nesse contexto, podemos enxergar a pós-graduação como um dos caminhos para impulsionar e prolongar sua carreira profissional.

Mas e quando se está trabalhando, dá pra conciliar tudo com pós-graduação? A resposta é sim, e acontece mais do que você imagina! A tarefa não é fácil e requer planejamento, alguns ajustes e muito esforço. Por isso, separamos algumas dicas para que te ajudarão a encarar esse novo desafio.

 

Esteja certo sobre suas metas

Antes de se aventurar em uma nova jornada, certifique-se do que você pretende com a pós-graduação, se ela realmente serve para seu projeto de carreira, se se encaixa às suas necessidades e à disponibilidade de sua rotina. Para começar, saiba que existem, basicamente, dois tipos de pós-graduação: a stricto sensu, que reúne cursos de mestrado e doutorado, é mais demorada e exige muita leitura e pesquisa, você vai precisar elaborar estudos teóricos sobre problemas específicos; e a lato sensu, que engloba as especializações e MBAs, possui um aspecto mais prático e tem duração de dois anos.

 

Organize seu tempo

O tempo chega a ser escasso quando acumulamos diversas funções e nos propomos a executar muitas atividades, mas, se planejarmos, é possível administrar tudo. Não faça tudo ao mesmo tempo, divida as horas de estudo, da leitura, do lazer e do trabalho. Você consegue se organizar, pode ser por meio das tecnologias, com as agendas, planilhas e alarmes do celular, ou se preferir, simplesmente anote suas tarefas em um caderno. Habitue-se a trabalhar com prazos, assim você consegue gerenciar possíveis imprevistos sem se desesperar.

 

Não se cobre demais

Embora as pós-graduações sejam exigentes quanto ao conhecimento e dedicação dos alunos, pois serve como forma de aprimoramento, ser duro consigo mesmo nem sempre é necessário, e muitas vezes pode atrapalhar. Evite se sobrecarregar com mais tarefas do que você pode realizar, tanto no trabalho quanto nos estudos. Reserve um momento para diversão com a família, com os amigos, talvez até um happy hour com os colegas de curso. Celebre as conquistas, ainda que pequenas.

 

Considere pedir apoio

Familiares, amigos, namorados podem te ajudar durante esse momento, converse e deixe claro para todos o quão importante é pra você abrir mão de certas festas, reuniões, encontros. Não se esqueça de deixar tudo bastante claro com seu chefe e seu orientador, eles podem ser grandes parceiros também. Além disso, ser sincero conta a seu favor, pois mostra que você é esforçado e está em busca de algo maior.

Às vezes ser bem sucedido no trabalho e na pós-graduação pode parecer difícil, por isso é sempre importante focar nos objetivos e nos benefícios que um esforço a mais pode trazer. Desistir está fora de cogitação. Agora é só ir à luta!