A importância da proteção radiológica para a saúde dos indivíduos

Contato indevido com fontes de radiação pode causar dano à saúde

IMG_4814

Embora a utilização das radiações ionizantes, empregada na saúde, na indústria, na pesquisa ou na geração de energia elétrica, traga grandes benefícios para humanidade, existem riscos se houver exposição indevida. Os efeitos causados pela interação da radiação com o corpo humano podem variar de acordo com o tempo de exposição e a dose de radiação a qual a pessoa foi exposta. Também deve ser considerada a parte do corpo que teve contato com a radiação ionizante, a fim de avaliar a radiosensibilidade e outros fatores. A interação da radiação com a matéria pode causar manifestações biológicas, denominados efeitos biológicos da radiação, que podem afetar as células, e resultar em danos na sua estrutura, mutações genéticas, modificações ou até mesmo a morte celular.

Dependendo da dose de radiação, do dano celular e a capacidade de reprodução das células, o organismo pode se recuperar sem que a pessoa perceba qualquer alteração biológica. Por exemplo, em uma exposição à radiação X ou gama, pode ocorrer uma redução no número de hemácias, leucócitos e plaquetas, que retornam naturalmente aos níveis normais após algumas semanas. As manifestações biológicas acontecem quando a quantidade e a frequência da dose de radiação começam a desequilibrar o organismo ou o funcionamento dos órgãos, acarretando em sintomas clínicos, como câncer e catarata.

A proteção radiológica consiste no respeito às normas e limites de exposição e são conhecimentos fundamentais para qualquer profissional da radiologia. Entre as preocupações que devem ser respeitadas para garantir a segurança da atividade radiológica estão minimizar o tempo de exposição e assegurar que a distância e a blindagem entre o material radioativo e a pessoa estão corretas. Existem outras formas de proteção, como as próprias rotinas dos profissionais, os avisos de sinalização, a comunicação entre os profissionais e os pacientes e a monitoração de exposição dos profissionais.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) estabelece algumas medidas para proteção do homem, dos seus descendentes e do meio ambiente contra os efeitos nocivos das radiações ionizantes.