Novembro azul: uma campanha contra o câncer de próstata

novembro-azul

O Novembro Azul é uma campanha realizada por diversos setores da sociedade durante o mês de novembro, dirigida, em especial, aos homens, com o objetivo de conscientizá-los a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho genital masculino. Ela está localizada abaixo da bexiga, na frente do reto. No homem adulto, a próstata tem o tamanho aproximado de uma ameixa, pesando cerca de 20 gramas. Ela envolve a uretra, que conduz para fora a urina que se acumula na bexiga. A glândula produz um líquido que se junta à secreção da vesícula seminal para formar o sêmen (esperma) e auxiliar no transporte dos espermatozoides.

Em estágio inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e só pode ser detectado através de exames. Quando já está mais avançada, a doença apresenta sintomas como dificuldade para urinar e diminuição da quantidade de urina; vontade frequente de urinar; sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar; urinar em gotas; dor na região dos testículos; impotência ou dificuldade para manter a ereção; dor ao ejacular; e presença de sangue no sêmen.

O tratamento para o câncer de próstata é feito de acordo com o estágio da doença, do estado de saúde e da idade do paciente e a possibilidade de cura. A doença pode ser tratada através de cirurgia, que é o tratamento mais utilizado e traz a cura total; radioterapia, usada nos casos em que a cirurgia está contraindicada ou quando o paciente não quer ser operado; e uso de hormônios, que são usados para controlar a produção de hormônios que promovem o desenvolvimento da doença.

O diagnóstico pode ser feito por exame de toque ou laboratorial. Quando mais precoce a doença for descoberta, maiores são as possibilidades de cura. É recomendado que homens com mais de 45 anos visitem um urologistas, pelo menos, uma vez por ano.