Estudar é muito importante, mas e quando estamos desmotivados?

Separamos algumas dicas para dar aquele gás na hora de estudar

photo-1473886041811-de35bd962210

Às vezes chega um momento onde simplesmente não conseguimos mais avançar. Tudo parece estagnar dentro da cabeça, não conseguimos compreender um parágrafo ou uma simples questão. Isso acontece e é absolutamente normal, afinal somos sobrecarregados pelo nosso dia a dia frenético.

Pode ser que um dia nos falte foco e energia, o que não ajuda mesmo que você tente estudar durante um longo período. Sabendo da importância de um estímulo extra nessas horas, separamos algumas dicas que podem te ajudar a repensar e dar aquela dose a mais de motivação para os estudos.

Em dias de estresse fica difícil se concentrar e encontrar ânimo para estudar. Você precisa relaxar, caso contrário não vai conseguir mesmo! Faça pequenas atividades prazerosas durante esses momentos, como ouvir música, dançar ou praticar algum esporte. Isso tudo produz dopamina e esse neurotransmissor desempenha importantes funções no nosso organismo e é responsável, inclusive, pela sensação de prazer e também ajuda no processo de memorização.

O que também ajuda quando temos pouco tempo, seja por causa do trabalho ou da família, é dividir o conteúdo a ser estudado. Tentar assimilar vários assuntos de uma única vez não ajuda na hora de compreender realmente, pois quando estamos diante de uma atividade que consideramos difícil ou muito longa nossa primeira reação é travar. Que tal separar as matérias por etapas? Assim, você cria o hábito de estar sempre em contato com os assuntos que precisa estudar e fica mais confortável para aprender de fato e não apenas memorizar.

Existe coisa melhor do que ser reconhecido pelo esforço? Sim, ser recompensado. Pois é, quando nos estimulamos a ter uma recompensa, as tarefas são sempre mais prazerosas. Escolha um prêmio pela sua dedicação, algo que te deixe motivado para terminar aquela tarefa, só não vale fazer com pressa. Além disso, tome cuidado para não se sabotar, escolha uma recompensa de acordo com o seu empenho e na hora da premiação apenas aproveite momento da conquista.

Pode ser que você não tenha muita desenvoltura em certos assuntos, mas tratar isso como um obstáculo intransponível não vai te ajudar a completar todas as etapas necessárias para atingir seus propósitos.  Na esteira da recompensa, é sempre bom refletir por um momento sobre o que é possível alcançar através dos estudos. Você tem seus sonhos, suas metas, certo? Faça uma reflexão a respeito do que você está buscando e do que você terá que fazer para alcançar seus objetivos e ser recompensado.

 

Agora, mãos à obra e bons estudos!